Desequilibrar para equilibrar




 Saiba como ter uma melhora considerável na sua saúde

Propriocepção: Treinamento aplicado série de posturas específicas para estimular o equilíbrio corporal e evitar quedas.

O tempo passa, a idade chega e, mesmo que as pessoas teimem lutar contra, o corpo nunca permanece o mesmo. Os músculos não têm mais a firmeza de antes e as circulações muitas vezes encontram-se “enferrujadas”, o que tornam comuns eventos como cair da escada, na rua ou no banheiro.
   Além do prejuízo físico (quedas podem gerar traumas, fraturas, dores crônicas, dentre outros) e psicológico (muitos sentem medo de voltar a cair), esses acidentes, conforme a neurologista Patrícia Arrais, levam à dependência funcional, limitando atividades cotidianas e ainda representam uma das principais causas de internação e de morte de idosos.                  
                                                                                                                     
Causas:

Isso ocorre porque, com o passar dos anos, o organismo passa por um processo natural de envelhecimento, ocorre mudanças funcionais e estruturais. Nos idosos, a propriocepção (informações neurais originadas nos próprios receptores das articulações, músculos, tendões, cápsulas e ligamentos enviados pelo sistema nervoso central de modo consciente ou inconsciente) é reduzida drasticamente devido a diversas mudanças no sistema muscular-esquelético.
Entre as principais, Dra.Patrícia Arrais cita conseqüências, como rigidez da estrutura biológica, diminuição dos reflexos posturais, excesso de peso e hipotonia muscular que causa desvios principalmente na coluna vertebral dificultando que o indivíduo adote a posição ereta, mantenha o equilíbrio e a estabilidade articular.

Não é só a Idade

Mas não somente pessoas de mais idade podem ser acometidas pelo problema. ”pacientes que apresentam insuficiência vértebro basilar (distúrbio de circulação de vasos cerebrais posteriores responsáveis pela circulação da região, uma das mais influenciáveis no equilíbrio), com alterações metabólicas, com vertigem posicional paroxística benigna (alteração súbita da pressão arterial com mudança de posição), alterações hormonais, dentre outras”, também podem apresentar características clínicas de desequilíbrio crônico.
O personal trainer, David Marques, diz que indivíduos que passam por cirurgias ou sofrem alguma lesão músculo-esquelética e/ou neuromuscular também desenvolvem comprometimentos subseqüentes como perda de força e da resistência física, imobilidade dos tecidos moles, que podem resultar em incidentes (queda).                                                                                                                                                                                            

Alto índice: 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade caem pelo menos uma vez por ano e de forma recorrente, podem levar à hospitalização, à dependência funcional e até mesmo ao óbito.

Na avaliação de David Marques, o equilíbrio corporal é fundamental para o relacionamento espacial do homem com o ambiente. È uma complexa interação entre o sensorial e o motor que previne quedas e fornece o equilíbrio necessário para a execução de tarefas si mples (até as mais complexas). Quando ocorre alguma alteração em um de seus componentes como o proprioceptivo, surgem alterações que caracterizam o desequilíbrio e que podem afetar drasticamente a qualidade de vida do individuo, independente da idade. 
Melhor do que apenas adaptar a cãs com barras, retirar tapetes, instalar iluminação especial ou ter alguém sempre do lado para ajudar a subir escadas ou andar nas ruas, é prevenir o próprio corpo devolvendo a ele o equilíbrio e a firmeza nos movimentos, por meio de exercícios que levam em conta as necessidades de cada paciente e o trabalho de estimulação das aferências sensoriais remanescentes.    

Treinamento Proprioceptivo:

O Treinamento proprioceptivo tem sido utilizado para fortalecer o sistema de equilíbrio corporal e, conforme David Marques consiste em causar desequilíbrios ao corpo de forma organizada, para que haja uma resposta do sistema nervoso central.
“Para exercitar o equilíbrio é preciso iniciar com posições que gradualmente reduzam a área de apoio com os pés, ficando apoiado em um só pé. O individuo deve permanecer na posição de desequilíbrio de 10 a 30 segundos e repetir por três séries cada exercício”, explica.
Os materiais utilizados são simples e podem incluir desde bases instáveis, balanços, bolas, bandagens elásticas até bosu, balance beam,dentre outros.”Ou ainda pode realizar o treinamento sem nenhum tipo de material ,adotando diferentes posições determinadas pelo profissional responsável”Informa David Marques .
Ele diz que, para exercitar o equilíbrio é preciso iniciar com posições que gradualmente reduzam área de apoio dos pés, ficando apoiado em um pé só. O individuo deve permanecer na posição de desequilíbrio de 10 a 30 segundos e repetir por três séries cada exercício.

Resultado:

Para que sejam obtidos resultados satisfatórios o indivíduo deve treinar de três a cinco vezes por semana, com supervisão de um fisioterapeuta ou professor de educação física que ira estruturar um programa que determine a intensidade, controle todas as variáveis e respeite as particularidades de cada individuo.
Pessoas com crise de labirintite, obeso e gestante, no entanto, devem evitar esse tipo de treinamento. De acordo com o personal trainer, geralmente após oito semanas o individuo já apresenta resultados positivos. ”O treinamento deve ser continuado e com intensidade e complexidade crescente, seguindo o principio da sobrecarga, o que garante uma evolução constante.
Os benefícios são vários e atingem desde o idoso até atletas de alto rendimento. A coordenação e o equilíbrio são necessários para que se aprenda e desempenhe gestos motores complexos. ”Tudo isso pode ser melhorado com o treinamento”, completa.


Adaptação para casa:


*Banheiro: colocar tapetes emborrachados com faixas adesivas antiderrapantes no chão. Barras de apoio perto do vaso sanitário facilitam o ato de sentar e de se levantar e, no chuveiro, auxiliam os movimentos, para que o sabonete não escorregue da mão e caia, colocá-lo dentro de uma meia finade nylon e amarrá-lo na torneira;

*Corredores: tapetes estão totalmente proibidos. O caminho deve estar sempre iluminado e, para isso, o ideal era ter interruptores em vários pontos do corredor;

*Escadas: A instalação de corrimão nos dois lados é essencial para que o idoso possa subir e descer sem medos;

*Quarto: A cama deve ser uma altura entre 45 e 50 cm e o idoso deve conseguir colocar os dois pés no chão. O criado-mudo precisa estar a 10 cm acima da cama, e preferencialmente fixada na parede. Cadeiras são importantes para auxiliar na hora de calçar sapatos e meias;

*Cozinha: Deixar a mão os utensílios mais usados. É preciso evitar guardar coisas em lugares muito altos ou muito baixos;

*Sala: Nunca deixar fios em locais visíveis, optando fixá-los na parede.


                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Produto acima?
entre em contato pelo e-mail:
lv-marques@hotmail.com,
ou deixe seu comentário!