PROPRIEDADES DA ALOE VERA


1ª - Função Inibidora da dor:

A Aloe Vera reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento devido a sua grande capacidade de penetração, vantagem que não é encontrada na maioria de outros produtos.
A Aloe Vera bloqueia a dor nas camadas mais profundas da pele, devido a seus componentes ativos e a seu poder antiinflamatório e penetrante.



2ª – Ação Antiinflamatória:
A Aloe Vera tem uma ação similar à dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite ou picadas de inseto. Para um melhor efeito sobre a pele, coloque um algodão empapado com o gel de Aloe Vera e cubra-o para evitar que se evapore. Um ponto importante e ressaltar é que a Aloe Vera não contém cortisona, mas contém enzimas e outros elementos que a tornam altamente antiinflamatória.




3ª – Ação Coagulante:
Como a Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização.



4ª – Ação Queratolítica:
Essa ação permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sanguíneo através de veia e artérias, e capilares livrando-as de pequenos coágulos.



5ª – Ação Antibiótica:
Comprovou-se que a Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus que produzem o pus, etc. É um produto excelente para a eliminação bacteriana, bem como para a sua prevenção.




6ª – Ação Regeneradora:
A Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e além disso elimina as células velhas.

Graças a presença do cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células.



Ex: Câncer de pele
A Aloe Vera será uma arma contra o câncer de pele no futuro, assegurou o Dr. Faith Strickland, do centro de Câncer Anderson, da Universidade do Texas. Ele também assegura que a Aloe Vera evita que o sistema imunológico da pele se danifique.



Uma característica importante é que a Aloe Vera contém 18 aminoácidos que o corpo humano necessita para a formação de proteínas (as proteínas são cadeias formadas pela combinação de vários aminoácidos). Ademais, a Aloe Vera contém minerais como o cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, sódio e potássio, que são elementos indispensáveis para o metabolísmo e para a função celular.



7ª – Ação Energizante:
A Aloe Vera ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, por isso temos de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, intervindo na prevenção da maioria das enfermidades.



8ª – Ação Digestiva:
A Aloe Vera contém uma grande quantidade de enzimas. Algumas enzimas podem ser produzidas pelo organismo (ex.:pelo pâncreas), porém outras não o são, havendo portanto a necessidade de serem adquiridas externamente. Durante o processo digestivo, as enzimas transformam as proteínas, convertendo-as em aminoácidos: os carboidratos em açúcares (glicose) e as gorduras em ácidos graxos. E desta forma esses elementos transformados são absorvidos pelo intestino e levados à corrente circulatória.




9ª – Ação Desintoxicante:
Desintoxicação = eliminação +regeneração + assimilação.



Devido ao potássio que a Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. A Aloe contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular.




A Aloe Vera ao ser ingerida pela primeira vez tende a produzir um pouco de diarréia devido ao fato de que ela produz uma limpeza inicial nos intestinos, tanto de bactérias quanto de alimentos que estão nas alças intestinais ou nos divertículos.




10ª – Ação Reidratante da pele:
A Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto as ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol.




11ª – Ação Nutritiva:
A Aloe Vera contém 18 dos 23 aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para formação de células e tecidos. Além disso, contém enzimas necessárias ao procedimento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas no estômago e no intestino.

A Aloe Vera contém uma grande variedade de vitaminas, como a B1, B5, B12, A e C. Também contém minerais como cálcio, fósforo, cobre, magnésio, manganês, sódio e potássio.




12ª – Ação transportadora:
A Aloe Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos os quais está combinada. Esta é a razão pela qual existem milhares de produtos e medicinais misturados com Aloe. Como por exemplo, podemos citar:
• Em combinação com eucalipto e jojoba, ela fornece um grande calmante para da dor, já que penetra nas três camadas da pele, chegando até a região muscular.
• Associada á própolis de abelha, nos dá um excelente creme para infecções da pele.
• Associada ao óleo de coco e a um bloqueador de raios ultravioleta nos dá um excelente protetor solar.




a) Aloe Vera na odontologia
O doutor Timothy E. Moore, da Universidade de Oklahoma, fez investigações obtendo fabulosos resultados. Aplicou a Aloe em sua prática diária na odontologia e assegura que, na forma de gel dental, ajuda a combater o sangramento e a gengivite, controlando a sensibilidade dentária, além de ajudar na prevenção da cáries. Além disso, não contém elementos abrasivos que destroem o esmalte dos dentes.

A Aloe Vera misturada com jojoba ajuda a elimina o ressecamento dos lábios e as aftas bucais.

b) Aloe Vera no tratamento de beleza
É bem conhecido que tanto Nerfettiti como Cleópatra usavam a Aloe Vera para embelezar-se. Sem dúvida, essa tradição foi institucionalizada, tornando a Aloe Vera um importante elemento em muitos produtos de beleza. A limpeza facial é muito importante devido à sua suavidade e flexibilidade que deve ter a pele do rosto, pois sem dúvida o ar, o pó e o sol alteram suas características e a maltratam. A Aloe Vera tem dois componentes: ligninas e polissacarídeos (hidrato de carbono), que realmente penetram nas três camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme) e expulsam as bactérias e os depósitos de gordura que obstruem os poros. A Aloe Vera ao penetrar faz com que a ação dos nutrientes naturais, como os minerais, as vitaminas, os 18 aminoácidos e as enzimas que contém, melhoram e estimulam a reprodução de novas células, substituindo as células mortas da pele.



Se a epiderme não puder eliminar essas células de gordura, os poros da pele se obstruirão e as glândulas sudoríparas não poderão funcionar bem, começando a formar infecções na pele.

Por seus poderes regenerativos, cicatrizantes e alta penetração na pele, a Aloe Vera usada em cremes umectantes, máscaras cosméticas, xampus, cremes tonificantes ou redutores de gordura, etc. Além disso, é usada em cremes bronzeadores e protetores solares.

Com a Aloe Vera se produzem cremes para dores musculares e reumáticas, também se utiliza a Aloe Vera em forma de gel para combater a acne.